quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Plaquinha de Porta (banheiro)

Materiais

- tecido algodão cru
- 2 tipos de tecidos coloridos
- tecido de malha ou punho (para as meias)
- tecido atoalhado
- manta acrílica
- cordão grosso (para as pernas)
- lã (para os cabelos)
- espuma siliconizada
- 4 botões
- linha de bordar
- cola quente
- caneta de tecido ou tinta de tecido
Modo de execução
Com o auxílio do lápis, transfira os moldes do corpo para o tecido de algodão cru. Fique atenta para o número de vezes indicado para cada parte do corpo.
Usando a tesoura, recorte os riscos deixando uma margem de 0,5cm. Passe uma costura, à máquina, fechando a cabeça e as mãos.
Pela largura, dobre a cabeça ao meio. Com a tesoura, faça um pique na dobra. Repita o procedimento para as mãos.
Mãos – feche com a costura. Faça um corte no centro das mãos para poder virar e preencha com espuma siliconizada. Faça os dedinhos com linha de costura, pode pintar as unhar se quiser.
Sapatos – primeiro una a meia com a parte de cima do sapato, feche toda a lateral depois coloque a sola. Vire. Preencha com espuma siliconizada.
Com os alfinetes, marque o local do nariz no centro do rosto da boneca. Faça uma costura de modo que fique fundinho para colar o nariz, (dê mais ou menos 3 pontos para dar o formato fundinho).
Recorte o molde do nariz e costure como um fuxico. Preencha com espuma e franza bem para formar uma bolinha. Cole no centro da cabeça.
Usando a tesoura, corte um retângulo de 35x16cm do tecido atoalhado. Com uma agulha, franza e coloque na cabeça da boneca com cola quente formando um turbante - como quem saiu do banho com a toalha na cabeça.
Usando a caneta, faça os olhos (duas bolinhas pequenas) e a boca. Para dar cor nas bochechas, use blush.
Recorte um quadrado de 14cm de tecido de algodão cru. Do tecido estampado, recorte quatro faixas de 5cm de largura x 21 de comprimento e mais 4 faixas de 5cm de largura x 29cm comprimento dos tecidos coloridos a sua escolha. Encaixe as faixas do tecido menor no centro do quadrado de algodão cru. Nas bordas deste quadrado encaixe (costure) as faixas maiores formando um quadrado grande.
Transfira o molde da alça para o tecido da sua escolha (um dos dois que foram usados). Pelo avesso, passe uma costura à máquina, desvire para o direito e, com o alfinete, posicione a alça no centro da parte superior do pano.
Utilizando o alfinete, encaixe o centro do cordão grosso na parte inferior do pano.
Monte o pano colocando uma camada de manta acrílica e outra de forro (pode ser do algodão cru). Passe uma costura à máquina em toda a volta do pano. Atente-se em deixar uma abertura lateral.
Desvire para o direito. Com uma agulha, feche a abertura, dobre a alça com a agulha e pregue um botão. Com a cola quente, fixe a cabeça da boneca no centro da parte superior do pano.
Posicione as mãos da boneca logo abaixo da cabeça. Com a cola quente, fixe-as.
Dê um nó em cada uma das partes do cordão. Coloque o sapatinho já pronto com a agulha, franza a abertura e fixe o cordão.
Com a caneta para tecido escreva PIPI ROOM no centro do pano, você pode bordar a frase se preferir.
Com agulha de pesponto, pregue um botão em cada extremidade da placa.
Cristiane Marques – artesã

Nenhum comentário:

Postar um comentário