sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sais de Banho efervescentes


MATERIAL:
- 200g de bicarbonato de sódio

- 100g de ácido cítrico
- 20g de manteiga hidratante
- 20ml de óleo vegetal
- 2g de lauril em pó
- 3ml de essência
- 1 gota de óleo essencial
- 5ml de corante óleo
- 10g ervas desidratadas
MODO DE FAZER:
a) Com o auxilio de uma balança pese 200g de bicarbonato de sódio (Carbonato que misturado ao ácido cítrico dá ação efervescente), 100g ácido cítrico (Acidulante, corretivo de pH, junto com o bicarbonato promove maior efervescer no sais de banho), mexa bem.

b) Junte a mistura 20g de manteiga hidratante (pode ser de cacau, abacate, manga ou karité, elas possuem agentes que darão emoliência para a pele hidratando-a), 20ml de óleo vegetal (Ésteres e gordura natural. São óleos naturais carreadores de diferentes propriedades) e 2g lauril em pó (Promove espuma aos sais de banho), mexa bem até obter uma massa com textura seca mas com liga.
c) Junte a mistura 3ml essência (Estas podem ser de sabonetes ou perfumaria, temos várias linhas tais como gaia que inspira a natureza, exótica, frutal, top e outras. Todas são de ótima qualidade, e nos deixam suavemente perfumados), e 1 gota de óleo essencial (usado para efeitos terapêuticos, cada óleo essencial tem uma função diferente e este deve ser escolhido pela sua propriedade), mexa bem para que se misturem a massa.
d) Alguns óleos vegetais já darão cor a massa, mas caso deseje coloque até 5ml de corante óleo (promove a cor do sais de banho evitando sua efervescência durante o preparo) e mexa bem para obter uma massa de cor uniforme.
e) Preserve as ervas desidratadas como indicamos coloque cerca de 10g e misture a massa.
d) Modele os sais de banho da seguinte forma:
A fôrma de alumínio tipo bola que vamos usar na preparação deve ser bem higienizada com água, sabão neutro e esponja que não a agrida, este processo deve ser feito até retirar todos os resíduos de alumínio.
1) Deixe a forma aberta, coloque uma pequena porção da erva preservada e em seguida coloque uma parte da massa.
2) Repita essa passagem até atingir a metade da forma, em seguida feche-a
3) Pelo orifício da forma coloque o restante da massa fazendo com que ela fique compactada (bem firme) e preenchendo-a por completo.
4) Em seguida gire levemente a fôrma e comprima-a, abra a fôrma e cuidadosamente retire delicadamente a esfera.
5) Aguarde secar por em média 24 horas armazenadas em um recipiente forrado (no fundo) com plástico e fechado .
6) Embale delicadamente em papel celofane ou chumbo para evitar absorção de umidade do ar.
Adriana de Souza – artesã

Nenhum comentário:

Postar um comentário