domingo, 27 de março de 2011

Sabonete em barra de melancia


MATERIAL:
- 1kg de glicerina transparente

- 1kg de glicerina branca
- 160 ml de essência de melancia
- 120 ml de lauril líquido
- 100 ml de extrato glicólico de limão
- Corante cosmético nas cores vermelha, amarela e azul
- 25 cm de tubo de PVC de 3 polegadas com terminal
- 25 cm de tubo de PVC de 4 polegadas com terminal
- Sementes desidratadas
- Colher de inox ou espátula de silicone
- Faca
- Tábua de carne
- Medidor
- Garfo
- Panela esmaltada
- Fogão elétrico
MODO DE FAZER:
1ª etapa:

Pique 1 kg de glicerina transparente em cubos, leve ao fogo na panela esmaltada até derreter. Retire do fogo e acrescente 80 ml de essência de melancia, 60 ml de lauril líquido, 50 ml de extrato glicólico de Limão e o corante cosmético vermelho, mexendo até deixar a mistura homogênea. Em seguida, despeje no cano de PVC de 3” que deverá estar lavado e bem limpo, e já lacrado com o terminal.
2ª etapa:

Após a glicerina da 1ª etapa estar fria e rígida, vamos desinformá-la, pegar o garfo e raspar toda sua volta, para que a segunda etapa grude nela e não se solte, em seguida vamos colocá-la no centro do tubo de PVC de 4” que deverá estar limpo e lacrado com o terminal.Reserve.
3ª etapa:

Pique 1 kg de glicerina branca em cubos, leve ao fogo na panela esmaltada até derreter. Retire do fogo e acrescente 80 ml de essência de melancia, 60 ml de lauril líquido, 50 ml de extrato glicólico de Limão e o corante cosmético nas cores amarelo e azul, a olho, misturando as duas cores até chegar no tom de verde desejado. Misture tudo muito bem e despeje na forma já preparada da segunda etapa. Depois é só esperar esfriar e ficar rígida para desinformar, uma dica é esperar de um dia para o outro para que a glicerina retraia um pouco e desinforme mais fácil. Corte em rodelas de 2cm, irá render 10 pedaços, que deverão ser cortados ao meio e depois colocado as sementes um a um para finalizar.
Tiane Fontaine - artesã

Um comentário:

  1. Olá colega,muito bonito suas artes.
    Eu tb faço sabonetes,me diga uma coisa,como é este cano de pvc com terminal do qual vc se refere? onde eu encontro? Aqui em Goiás eu só acho os canos,mas niguém sabe como é estes com terminais.
    Um abraço
    Helena

    ResponderExcluir