quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Bordado em roupas com pedrarias

MATERIAL:
- pérola de plástico média

- bolinha de plástico dourada
- lantejoula dourada
- lentilha com dois furos
- linha para bordar na cor da roupa
- blusa
- agulha
- tesoura
MODO DE FAZER:
1 - Para customizar sua roupa, uma dica importante: use o próprio desenho da blusa para servir como guia do bordado.

2 - Corte a linha e passe as pontas pele agulha.
3 - Passe a agulha na roupa, dando o primeiro ponto. Evite pegar muito tecido.
4 - Passe a agulha por dentro da laçada formada.
5 - Na agulha, insira uma lantejoula e uma bolinha dourada.
6 - Ignore a bolinha e passe a agulha por dentro da lantejoula.
7 - Puxe a linha para fixar as pedras na roupa.
8 - Dê um ponto um pouco à frente para prender mais uma lantejoula e bolinha, lembrando que a agulha deve voltar dentro da lantejoula.
9 - Da mesma maneira, borde mais uma bolinha e lantejoula.
10 - Depois, insira uma pérola e volte com a agulha próxima à última lantejoula.
11 - Usando o desenho da própria blusa como guia, intercale a pérola com 3 carreiras de lantejoula. Termine o desenho leve a agulha para o centro dele.
12 - Em seguida, insira a agulha na lentilha.
13 - Leve a lentilha até a blusa e passe a agulha por baixo dela, saindo para dentro da blusa.
14 - Depois, passe a agulha no outro furo da lentilha de baixo para cima.
15 - Volte a agulha para baixo e arremate pelo verso.
16 - Para o bordado ficar delicado, procure sempre usar a linha no mesmo tom da blusa.
17 - Agora, borde mais um desenho da blusa, lembrando de colocar a lentilha no centro.
18 - Seguindo o desenho da blusa e seqüência das pedras, finalize o bordado.
19 - Invista em materiais de qualidade para não depreciar seu trabalho.
Alessandra Aguirre - artesã