quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Porta Lenço de Papel (técnica de entrelaçamento)


MATERIAL:
- 500 gramas de Pedras de Acrílico número 12 quadradas
- Fio de nylon 0,45mm
- 1 caixa de lenço de papel 15x21,5cmts
Modo de fazer:

- Pegar 1,50 metros de fio de nylon, enfiar 4 pedras, centralizar.Com o fio da direita passar a primeira pedra da esquerda, de fora para dentro, e puxar.

- Depois enfiar uma pedra no fio da direita, outro na esquerda e uma terceira pedra nos dois fios entrelaçando.

- Seguir até completar nove pedras de comprimento.

- A última é colocada uma pedra na direita e duas na esquerda, não é necessário entrelaçar. Dá-se 2 ou 3 nós, e colocar o nó para dentro da pedra.

- Puxar o fio para a lateral e colocar mais 3 pedras na mão esquerda e cruzar na última, com o fio da mão direita, puxar.

- Colocar 2 pedras na esquerda e entrelaçar com o da direita, assim até o final da carreira. Dar nó novamente, enfiar para dentro da pedra.

- Fazer 2 peças e reservar.

- Depois fazer mais duas peças iguais, só com 3 carreiras.Reservar.

- Juntar as duas partes maiores colocando o fio dentro da última pedra, mais 1 pedra no fio, enfiar na segunda parte na última pedra, entrelaçar mais 1 pedra e amarrar bem.

- Fazer isto nas duas pontas.

- Agora vamos começar a subir as paredes:

- Colocar um fio de 1,50 mais ou menos na última pedra do lado esquerdo e colocar 3 pedras na mão esquerda, entrelaçar com o fio da direita de fora para dentro ir entrelaçando , puxar.

- Seguir colocando duas pedras na esquerda entrelaçando com a direita até o final da carreira. Dar nó e começar novamente a segunda carreira da mesma forma, e depois a terceira carreira igual.

- Agora vamos juntar aquelas duas primeiras partes para formar o fundo da caixa ,da mesma forma que a tampa.

- Para os pés vamos usar 20 pedras:

- Colocar na parte de baixo , no canto da esquerda, coloque fio de 30cmts, coloque 3 pedras na direita e entrelaçar com o da esquerda, puxar e passar o fio da esquerda na pedra do fundo, colocar 2 pedras na esquerda, entrelaçar, e dar nó.

Ana Maria Ronchel- artesã

Nenhum comentário:

Postar um comentário